Dia Mundial da Terra, para um planeta vivo

No âmbito do tema do plano de atividades do AEA, Sustent’habilidade, nos estabelecimentos do pré-escolar e 1ºCEB, foi celebrado o Dia Mundial da Terra (22 de abril), com o objetivo de promover a preservação do meio ambiente e sensibilizar para medidas que protejam o nosso planeta.

A partir da questão reflexiva “A Terra está doente?” (1ºCEB) e da exploração da “Carta da Terra para Crianças” e os seus princípios (pré-escolar), crianças e alunos/as compreenderam as causas que prejudicam a saúde do planeta e refletiram soluções para a proteção do meio ambiente, para a preservação do equilíbrio ecológico e para a conservação do património natural.

Poluição, desertificação, alterações climáticas, catástrofes naturais, biodiversidade, desflorestação, solos, foram conceitos explorados, em articulação interdisciplinar e em vários contextos, como elementos que aceleram a velocidade de destruição do planeta.

Crianças e alunos/as perceberam, assim, a importância da ética e da cidadania nas questões ambientais e da sustentabilidade, através da divulgação de boas práticas e da perceção da importância de cada um nesta missão de cuidar do planeta.

Esta iniciativa enquadra-se no Plano 21|23 Escola +, Eixo: Ensinar e Aprender, Domínio: + Autonomia Curricular, Ação: Gestão de Ciclo e Aprender Integrando; Domínio: +Inclusão e Bem-Estar, Ação: Programa para competências socio-emocionais, articulado com os Domínios “Educação Ambiental” e “Desenvolvimento Sustentável” de Cidadania e Desenvolvimento.

Fotos