Semana da formação financeira no Pré-Escolar e 1ºCEB
Entre 24 e 31 de outubro, decorreu a Semana da Formação Financeira, que incluiu o Dia Mundial da Poupança (31 de outubro), evento promovido no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), que sensibiliza para a importância da formação financeira.
Neste evento, inscreveram-se na plataforma várias escolas: EB1 e JI Rossas, com a criação de um panfleto para sensibilização junto da família; EB1 e JI Arouca, com a criação de quiz para competição intraturma, interturmas ou interescolas (31 de outubro, dia Mundial da Poupança); EB1 e JI Alvarenga, com construção de preçário para Feirinha de Outono, com sensibilização ao consumo, desperdício, poupança.
Inscreveram-se, ainda, atividades de turmas e de departamentos 1ºCEB/JI: campanhas - "Como poupar um bocadinho para ter no futuro!" e "Não podemos comprar tudo o que queremos!" (EB Boavista/1º ano), que integraram a leitura e exploração de história (fábula: A cigarra e a Formiga”) e exploração de vídeo (" Educação Financeira para Crianças"); o plano de aula facultado pelo PNFF, "Fazer contas para evitar despesas tontas", destinado ao 1º CEB; a exploração de alguns recursos disponíveis na plataforma PNFF (JI e 1ºCEB) e oficinas de escrita e artísticas (JI e 1ºCEB).
Estas atividades integraram a lista de escolas que manifestaram a sua intenção de participar na Semana da Formação Financeira 2022.
Esta atividade enquadra-se no Plano 21|23 escola +, no Eixo 1:Ensinar e Aprender, Domínio: + Autonomia Curricular e no desenvolvimento de Cidadania e Desenvolvimento, domínio da Educação Financeira.