Alunos da EB 1 de Rossas participam no Desafio 2 do concurso SeguraNet

Os alunos do 2.º ano da Escola de Rossas participaram no Desafio 2 do concurso SeguraNet, que ajuda as crianças a aprender a usar melhor a internet e os ecrãs.


A atividade começou com a visualização do vídeo "Estás a perder?" que despertou a curiosidade e a reflexão dos alunos sobre os seus próprios hábitos digitais. A partir daí, foi realizada uma sessão de brainstorming, onde as crianças partilharam as suas vivências relacionadas com o uso do telemóvel ou tablet dos pais, os jogos online, os vídeos que costumam ver e o tempo que passam na internet.

Também viram bandas desenhadas e conversaram sobre a importância de equilibrar o tempo entre o uso dos ecrãs e outras atividades, como o desporto e as brincadeiras.

Como culminar desta reflexão, os alunos colaboraram na construção de um mapa semanal de atividades equilibradas, onde organizaram graficamente o tempo destinado às atividades online e às atividades sem ecrãs. Esta tarefa foi realizada com recurso à ferramenta digital Canva.

Esta atividade não só reforçou a importância de uma utilização consciente e equilibrada da tecnologia, como também promoveu o trabalho em grupo, a criatividade e o pensamento crítico entre os alunos.

Fotos