50 anos de Ensino Secundária em Arouca
A Escola Secundária de Arouca (ESA), sede do Agrupamento de Escolas de Arouca, celebra este ano o 50.º aniversário, do Ensino Secundário em Arouca. Este marco histórico representa um momento de grande importância para o concelho e para as várias gerações de alunos, professores e funcionários que contribuíram para fazer da ESA uma referência no ensino secundário da região.
Reconhecendo o valor simbólico desta data, a Direção preparou um conjunto de iniciativas comemorativas, ao longo do mês de maio e nos restantes meses do ano, mas com especial destaque para o dia 26 de maio - data oficial.
Um dia especial….
Na manhã do dia 26 de maio, a comunidade escolar reuniu-se para descerrar uma placa Comemorativa dos 50 anos, com a presença do professor Zeferino Brandão e da professora Odete Esteves, a primeira Presidente do Conselho Diretivo, uma vez que, aquando da sua tomada de posse, não foi feita nenhuma celebração especial/formal. Também estiveram presentes neste momento a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, a Diretora do AEA, Amélia Rodrigues, bem como professores, alunos e assistentes operacionais e técnicos e vários representantes da comunidade. De salientar ainda que a placa, oferecida pela empresa SSD, que hoje está cravada na parede de entrada e que imortaliza este feito da História da educação do nosso concelho, estava tapada com uma instalação artística em papel com o Decreto-lei nº 260-B/75 de 26 de maio, que permitiu e promulgou a construção da Escola Secundária em Arouca.
Seguiu-se o cantar dos parabéns à ESA e o soprar das velas de um bolo comemorativo, num momento simbólico e afetivo que marcou o início das celebrações. A música esteve a cargo dos alunos do Ensino Artístico Especializado da Música, através da Academia de Música de Arouca, e o bolo distribuído aos alunos foi confecionado pelos alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria e servido pelos alunos do Curso Técnico de Restaurante e Bar. Paralelamente, decorreu o concurso de Bolos Comemorativos que tinha sido proposto anteriormente, tendo vencido, ex aequo, os bolos de Ana Isa Teixeira Quaresma (aluna) e Cristina Elisabeth Brandão Vasconcelos (encarregada de educação).
Entre as atividades do dia destacou-se a tertúlia “À Conversa com...”, moderada pelo professor José Luís Alves, que reuniu os primeiros dirigentes da ESA, (professores Odete Esteves, Fátima Tavares e José Eduardo Soares), Zeferino Brandão (ex-presidente da Câmara), ex-alunos, professores e funcionários aposentados, numa partilha de vivências, histórias e memórias. No final da sessão, foi ainda feita a abertura simbólica do Baú dos 25 anos da ESA, que albergou documentos e objetos que resgataram a história e memórias da instituição dessa época.
O dia terminou com uma celebração litúrgica na Igreja do Mosteiro, seguida de um jantar comemorativo nas instalações da escola, reunindo pessoal docente e não docente - no ativo e aposentado - e parceiros da comunidade educativa.
Exposições, memórias e identidade
Durante o mês de maio, antevendo a efeméride, decorreram diversas atividades em diferentes locais, salientando-se:
- “50 anos em fotografias”, que colocou lado a lado imagens do antigo e do atual edifício da escola. Esta exposição esteve presente na escola e em locais públicos como a Câmara Municipal, a Casa dos Doces Conventuais e a loja Doces Conventuais de Arouca. A atividade teve a curadoria da professora Letícia Sacramento e das alunas Ana Oliveira, Célia Fernandes, Filipa Gomes, Jéssica Pereira, Lidiia Kovalenko, Matilde Barbosa e Sara Oliveira.
- “50 anos em factos”, uma exposição no hall da escola, com curadoria da Dra. Norvinda Leite (Arquivo Municipal) e do professor Zeferino Brandão, onde se apresentaram textos, fotografias e documentos que retratam a luta pela implementação do ensino secundário em Arouca.
- “50 anos de Edifício e Gestão”, apresentada em formato digital e exposta em mupis (painéis informativos públicos), na vila de Arouca.
Legado para o futuro: os alunos do presente, memórias para o futuro
Com o objetivo de marcar o presente e projetar o futuro, a escola propôs aos alunos do 12.º ano uma série de iniciativas que ficarão guardadas para a próxima geração:
- Fotografia de turma, com todos os finalistas, que será impressa e colocada no baú a abrir daqui a 25 anos.
- Vídeo pessoal de 1 minuto, onde cada aluno partilha o que significou para si a Escola Secundária de Arouca e quais as suas expectativas para o futuro. Todos os vídeos serão compilados e armazenados digitalmente como testemunho da geração de 2025.
- Uma instalação artística com cadeiras douradas, onde cada cadeira receberá o nome de quatro alunos do 12.º ano e a instalação estará a cargo dos alunos do Curso de Artes Visuais.
Uma escola com engenho e arte
Estas comemorações, que se vão prolongar ao longo ano civil, foram pensadas não apenas como um momento de festa, mas também como uma forma de reconhecer o papel essencial que a escola tem desempenhado na vida dos seus alunos e na evolução social e cultural de Arouca. Todas as atividades continuarão a ser divulgadas na página do AEA e nas nossas redes sociais (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Facebook-https://www.facebook.com/agescarouca/) para que todos possam ter conhecimento e participar.
“Continuamos juntos a construir uma escola com engenho e arte” — é esta a mensagem que a comunidade escolar assume como lema para o futuro, homenageando o passado e afirmando o compromisso com as próximas gerações.