A Fisioterapia nas Escolas
A fisioterapeuta do agrupamento, vem desta forma, divulgar o papel da fisioterapia e a sua relevância em contexto escolar.
A avaliação e intervenção em contexto real, assegura uma melhor compreensão das potencialidades do aluno, a generalização das aprendizagens, eliminação de barreiras, bem como a universalidade das estratégias facilitadoras.
De acordo com a Confederação Mundial da Fisioterapia, este serviço é prestado por fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. O movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais.
Qual o papel do Fisioterapeuta nas escolas:
Prevenção e correção postural: a longa permanência em salas de aula e o uso de ecrãs, mochilas pesadas, levam a problemas posturais e dores; o fisioterapeuta pode avaliar a postura, fornecer orientações ergonómicas e criar programas de exercícios para corrigir e prevenir problemas musculoesqueléticos.
Reabilitação de lesões: em caso de lesões durante atividades físicas ou acidentes na escola, o fisioterapeuta pode oferecer cuidados especializados, criar planos de reabilitação e orientar sobre o retorno seguro às atividades.
Inclusão escolar: em colaboração com uma equipa multidisciplinar, para identificação de necessidades de adaptação das condições físicas, tornando os contextos acessíveis e funcionais e capacitação da equipa, na partilha de informações, sobre as particularidades de crianças e jovens com alterações neuromotoras e de estratégias, como o manuseio de alunos com deficiência, planeamento de atividades lúdico-didáticas, entre outras;
Conexão entre saúde e educação/trabalho colaborativo: atuam como um elo, facilitando a comunicação entre a equipa escolar, famílias e profissionais de saúde para garantir o desenvolvimento integral do aluno;
Desenvolver habilidades do aluno: nomeadamente, coordenação global, equilíbrio, motricidade e estimulação sensorial, a fim de aumentar a sua participação no ambiente escolar.