Este ano, a sessão inaugural do programa EPAS [Escola Embaixadora do Parlamento Europeu] realizou-se no dia 25 de novembro e contou com a presença da Dr.ª Cláudia Motta, em representação do Centro Europe Direct da Área Metropolitana do Porto. O auditório encheu-se de Embaixadores Juniores, Benjamins e Traquinas para ouvir falar, em especial, da comemoração dos 40 anos de Portugal europeu e daquilo que mudou, entretanto, no nosso país e na nossa região. Presidiram à sessão a Diretora do AEA, Amélia Rodrigues, e a Coordenadora do projeto EEPE, Olga Soares, Embaixadoras Seniores do programa EPAS.
Doutora Guida Cândido, reputada investigadora da História da Alimentação e autora de várias obras fundamentais sobre a evolução alimentar em Portugal conduziu uma palestra e oficina “DO TEXTO À MESA: A ALIMENTAÇÃO E A PRÁTICA CULINÁRIA NO SÉCULO XVI”, dirigida aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Restaurante e Bar e Técnico de Cozinha e Pastelaria.
Foi alargado o prazo de inscrição e de apresentação do concurso “A melhor campanha antibullyng”.
O projeto "CABREIROS uma ALDEIA VIVA", já teve o seu arranque e vai ter continuidade ao longo do ano letivo. Este projeto, intergeracional, resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Arouca, através do seu Plano Cultural de Escola, o Município de Arouca e a Associação Arouca Geoparque.
No âmbito do Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres (25 de novembro) realizou-se, na Escola Interativa, a peça de teatro “Mulheres” , dirigida a alunos do ensino secundário.
Em parceria com o Município, a equipa PES organizou sessões “Autoconfiança ON: ativa o teu potencial – Estratégias simples e fáceis para te sentires TOP” para alunos da ESA.
Entre os dia 21 e 28 de novembro, os estabelecimentos de ensino JI/1ºCEB celebraram o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica em Portugal (24 de novembro), de forma a tornar a ciência acessível, divertida e relevante, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico através de diversas atividades práticas e lúdicas. As atividades propostas foram inspiradas, igualmente, no Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro).
Na passada sexta-feira, dia 28 de novembro, a Escola Secundária de Arouca recebeu um animado workshop promovido pela empresa Empor Spirits, dedicado ao universo das bebidas aperitivas italianas.
A Semana da Floresta Autóctone foi assinalada na escola secundária com um conjunto de atividades dedicadas à valorização e preservação de espécies nativas: elaboração de trabalhos alusivos à temática, que integraram a exposição "A Floresta Autóctone vem à Escola"; oferta de kits de sementes sob o lema “Leva, semeia… e contribui para um futuro mais sustentável”; e ações de recolha de sementes e reflorestação no território Arouca Geopark.
O Grupo de Inglês do 1.º ciclo promoveu a comemoração do “Thanksgiving Day”, na sua dimensão intercultural e de formação cidadã, ao divulgar uma tradição que celebra a gratidão, a família e a comunidade, mas também a história de encontro entre culturas que ressaltam a partilha, o agradecimento pela colheita e a importância de valores como a união e generosidade.
O Agrupamento de Escolas comemorou o Halloween com a atividade “Hat-o-ween”, que encheu as escolas de criatividade, cor e espírito festivo.Maioritariamente alunos do 2.º e 3.º ciclo, mas também alguns do Ensino Secundário participaram de forma entusiástica na elaboração de chapéus decorados, utilizando materiais diversificados e muita imaginação para criar peças únicas e surpreendentes.
Alunos deixaram a sua marca criativa e pedagógica no livro que reúne os melhores contos do concurso promovido pela Auchan.